Depois do Carnaval a maioria das pessoas tem em comum duas preocupações, a Semana Santa e o Imposto de Renda. Eu faço declarações do imposto de renda para amigos e familiares à vários anos e por isto acabei adquirindo alguma experiência neste assunto. O que desejo com este post é poder ajudar pessoas que estejam começando agora e talvez dar alguma ideia nova para aqueles que já tem alguma experiência.
As dicas que estou passando são fruto de anos fazendo declarações, eu sempre procurei por informações na internet, mas agora não teria como dizer as fontes que usei obviamente.
Organização, o Início de Tudo.
Ao inciar uma nova declaração no programa de Declaração de Ajuste Anual você deve ter em mente quais documentos serão utilizados para evitar a interrupção da declaração. Se você for fazer apenas a sua declaração, ou de um parente ou amigo, isso não parece ser um problema, mas quando você fica responsável por várias declarações é extremamente importante deixar tudo preparado. Uma declaração de imposto de renda já possui muitos documentos sendo mais de uma você deve preparar os documentos certos para cada declaração a fazer.
Abaixo segue uma lista de documentos que normalmente são utilizados. Lembro que as declarações podem possuir necessidades próprias, assim como cada pessoa tem suas particularidades, estou citando apenas os documentos mais comuns podendo existir outros.
Abaixo segue uma lista de documentos que normalmente são utilizados. Lembro que as declarações podem possuir necessidades próprias, assim como cada pessoa tem suas particularidades, estou citando apenas os documentos mais comuns podendo existir outros.
- Documentos de Identificação do Contribuinte com Nome, CPF, Data de Nascimento, Titulo de Eleitor.
- Endereço completo do Contribuinte.
- Nome, CPF(quando houver) e Data de Nascimento de todos os Dependentes.
- Todos os Comprovantes de Rendimentos do contribuinte e seus dependentes que possuem renda (São os documentos recebido das empresas onde a pessoa trabalha ou documento referente a aposentadoria).
- Recibos/Comprovantes de Pagamento de despesas com Médico, Hospitais, Dentistas, Escola, Doações, etc. É necessário possuir o CNPJ ou CPF de quem recebeu o pagamento/doação.
- Documento com Informativo de Rendimentos Financeiros, recebidos dos bancos onde possua conta. Alguns bancos disponibilizam para serem baixados pelo Internet Bank.
- Recibos de Alugueis recebidos ou pagos.
- Banco, Agência e Nº da Conta onde será feito o depósito referente ao imposto a Restituir, quando existir restituição.
Existem ainda a declaração de Bens e Direitos, mas isto você vai ter que olhar com o dono da declaração, quais bens possui em seu nome para estar declarando, como veículos, imóveis, etc.
Faça uma Declaração de Cada Vez
Quando você se torna responsável por fazer as declarações de imposto de renda de seus amigos e familiares, é recomendável que você faça uma por vez, e deixe os documentos em um envelope, para evitar de misturar.
Declaração Completa ou Simplificada ?
Existem duas modalidades para a Declaração do Imposto de Renda, conhecidas como Completa e Simplificada.
A Declaração Completa, é preferível para os contribuintes que possuem muitas despesas a serem deduzidas do seu imposto.
A Declaração Simplificada exige uma quantidade menor de documentos, porém diminui os valores a serem deduzidos do imposto.
Faça uma simulação entre as duas opções, caso fique em duvida sobre qual utilizar.
No programa IRPF 2012, ao final do preenchimento da declaração, é possível ter um comparativo entre a declaração completa e a Simplificada, tornando mais fácil tomar a decisão sobre qual utilizar.
Declaração de Isentos
Durante um período de 2005 até 2008 era obrigatório fazer a Declaração Anual de Isento, correndo risco de ter o CPF bloqueado em caso de omissão desta declaração. Em Julho de 2008 a o artigo 66 da Instrução Normativa RFB nº 864, de 25 de julho de 2008, revogou esta obrigatoriedade.
Sendo assim, não é mais necessário fazer a Declaração Anual de Isento.
Cuidados com o que Declarar
É necessário uma atenção para ao que você esta declarando pois existem ferramentas que cruzam os dados declarados pelo contribuinte com outras fontes de dados como as Notas Fiscais emitidas em seu nome, cartões de crédito, etc. Caso o que esteja sendo declarado não seja compatível com seus rendimentos, você pode virar um candidato a cair na malha fina.
Não deixe para a ultima hora
Infelizmente, muitas pessoas tem o habito de deixar tudo para ultima hora por diversos fatores, com isto algumas informações necessárias podem ser esquecidas e não declaradas, pode causar atraso no recebimento da Restituição e o mais grave, impossibilitar que a declaração seja enviada, por problemas de comunicação no programa que faz o envio da declaração, gerando multa para o contribuinte.
Os primeiros a entregar sua Declaração de Imposto de Renda, são os primeiros a terem o valor a restituir depositado em suas contas bancárias. Além disto, devido ao grande volume de declarações sendo entregues nos últimos dias para a entrega, causa um congestionamento e vários contribuintes acabam não conseguindo entregar a sua declaração a tempo.
Como corrigir uma Declaração
Pode acontecer que após o envio da declaração você encontre os comprovantes do plano de saúde, ou despesas com médicos etc. Neste caso existe a possibilidade de fazer uma declaração retificadora permitindo corrigir dados errados ou faltosos. Para retificação da Declaração de 2012, acesse a página da Receita Federal sobre Retificação da Declaração. Para anos após, você deverá acessar o link www.receita.fazenda.gov.br e procurar uma opção para IRPF (Ano Atual) e dento você deverá encontrar Retificação.
Converse e tire suas duvidas
Não deixe de conversar com outras pessoas sobre como elas fazem suas declarações, muitas informações uteis podem ser obtidas através de simples conversas. Caso ainda tenha duvidas, procure uma ajuda profissional o custo é muito baixo se comparado com a dor de cabeça gerada por uma declaração mal feita.
Espero poder ter ajudado a pelo menos entender por onde começar uma declaração.
Caso tenha algo a nós dizer, não deixe de comentar, estamos abertos a ouvir a todos e esperamos assim poder melhorar a qualidade das informações que postamos.
Uma boa dica de leitura para mais informações a respeito são as Dicas pra Declaração do Imposto de Renda 2012.
Abraços e obrigado pela visita, você será sempre bem vindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário