quinta-feira, 5 de julho de 2012

Davi vs Golias

Texto: O meu Deus é maior que meus problemas. Mensagem: "...Tu vens a mim com estada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos..." 1 Samuel 17,45.
Na história de Davi e Golias, dois homens se enfrentam para decidir o destino de seus povos. O gigante Golias confiava em sua experiência em combates, seu tamanho superior aos demais, em suas armas que lhe protegeriam e ajudariam na luta contra inimigos. O jovem Davi também confiava em sua experiência em lutas pois já havia enfrentado animais selvagens como um ursos e leões e nestas ocasiões pode contar com a presença de Deus que o Salvou.

Golias intimidava o exercito israelita pelo seu tamanho e equipamentos pesados, blasfemando contra seu Deus, desafiando durante quarenta dias o exercito, dizendo para que fosse escolhido um guerreiro para lutarem, se fosse morto os filisteus seriam escravos dos israelitas, se vence-se os israelitas deveriam ser escravos dos filisteus. O rei Saul e seus soldados ficavam apavorados.

Davi, que ia ao acampamento dos israelitas com frequência, certa vez foi levar mantimentos para seus irmãos a pedido do seu pai e ouviu Golias desafiando os israelitas, blasfemando contra Deus e temor dos soldados. Davi perguntou aos soldados o que ganharia a pessoa que livra-se Israel daquela vergonha, pois o filisteu estava desafiando o exercito do Deus Vivo.

Saul mandou chamar Davi logo que ficou sabendo o que ele estava falando do filisteu. Davi tentou despreocupar Saul, dizendo que não deviam temer o gigante filisteu, que ele lutaria contra Golias. Devido a sua pouca idade, sendo ainda um rapaz, Saul exitou em permitir que Davi luta-se, mas Davi o convenceu que Deus o livraria das mãos de Golias.

Davi não utilizou nenhuma arma ou proteção grandiosa, apenas suas armas e ferramentas de pastor, um bastão, pedras lisas colhidas no ribeirão e sua funda.

Golias quando o viu, começou a gozar por ser ainda um rapaz de boa aparência, chegou a perguntar se ele seria um cão para Davi vim armado de um bastão. Davi respondeu a ele que enquanto ele acreditava em sua armadura, sua lança e escudo, Davi acreditava em seu Deus, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus do povo que ele insultava. Disse ainda que todos viriam que não é necessário espada para ter a vitória, pois Deus já é vitorioso e todos os filisteus seriam entregues nas mãos dos israelitas.

E aconteceu que Davi, que tinha fé em seu Deus, matou Golias, o gigante filisteus, apenas com uma unica pedra atirada de sua funda, que entrou na testa de Golias e o fez cair de cara no chão.
Lutas e gigantes podem nos desafiar durante os nossos dias, mas temos que confiar as nossas forças em Deus, pois é dele a vitoria. Quem confia em si mesmo e em sua própria força, pode acabar com a cara no chão.

Obrigado pela visita e que Deus lhe abençoe imensamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário