Quase todas as crianças, até completarem 5 anos, já foram infectadas com o Rotavírus pelo menos uma vez. Este vírus pode afetar qualquer um, mas seus sintomas são mais graves em crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido. Na maioria dos casos pode ser tratado em casa e em casos mais graves é necessário procurar um hospital para tratamento.
Causas e formas de prevenção do Rotavírus
A ocorrência é mais comum durante o inverso e primavera e é altamente contagioso. Crianças que frequentam escolas/creches ou são hospitalizadas estão em alto risco de contrair o vírus, mas todo mundo corre o risco de contrai-lo. Em cada infecção a imunidade se desenvolve fazendo as infecções subsequentes menos graves. A forma mais fácil de contagio é através da mão e boca. Este virus pode deixa uma pessoa infectada abatida por vários dias e durante este tempo estará infecciosa. O vírus pode ser transmitido por qualquer coisa tocada por uma pessoa infectada, incluindo brinquedos, alimentos, móveis, maçanetas, a mão de uma pessoa que toca um desses items que esteja contaminado e até mesmo através de goticulas de uma tosse ou espirro que ficaram sobre a superfice.- Lavar as mãos frequentemente e ensinar seus filhos a lavagem das mãos é uma boa maneira de ajudar a diminuir as chanves de que ele vá contrair uma infecção pelo Rotavirus.
- Desinfectar brinquedos, especialmente se a criança tem irmãos ou amigos para brincar.
- Utilize toalhetes desinfectantes em maçanetas, telefones, corrimão das escadas, interruptores, registros das torneiras, assentos sanitários, balcões e móveis de sua casa, principalmente durante os meses de inverno e primavera.
- Os bebês com até 32 semanas podem receber a imunização para o Rotavírus.
- Em resumo a higienização é a melhor forma para evitar a infecção.
Forma de tratamento
Não existe nenhum tratamento para o rotavírus, uma vez que é um vírus, os antibióticos não trataram a infecção. O vírus será normalmente combatido dentro de 3 a 8 dias.
O tratamento existente é para combater os sintomas do vírus, baseando-se essencialmente na prevenção da desidratação causada pela diarreia.
Mantenha a criança o mais confortável possível e sempre lhe ofereça líquidos por via oral como forem aceitando. O Soro Caseiro é altamente recomendado para restabelecer os líquidos e electrólitos perdidos. Um erro na concentração de sal e açúcar pode provocar convulsão em uma criança desidratada. A UNICEF divulga a utilização de uma colher-padrão que já apresenta as medidas para a preparação do soro. Seu preparo é fácil bastando dissolver duas medidas rasas de açúcar (medidor maior da colher-padrão) e uma medida rasa de sal (medidor menor da colher-padrão) em um copo de água limpa (ou 1 litro de água c/3,5g de sal e 20g de açúcar).
O soro deve ser tomado à vontade, cada 20 minutos, e apos cada evacuação líquida se houver diarreia.
Cuidado com a Desidratação
A contaminação pelo Rotavírus pode ser muito perigosa, pois leva a desidratação, atravé de vómitos e diarréia, bebês e crianças pequenas rapidamente enquanto em adultos seja um processo mais lento.
Fique atento quanto a sintomas de desidratação, como boca seca, choro sem lágrimas, uma diminuição da micção ou nenhuma micção. Eles podem desenvolver uma temperatura elevada e tornarem letárgico, não responsivas ou apenas com excesso de sono. Se seu filho estiver com diarréia e notar estes sintomas, procure por atendimento de emergência imediatamente.
Abraços e obrigado pela visita, você será sempre bem vindo.
Olá como vai?Mais uma vez gostaria de agradecer pelas boas dicas que o blog traz,adorei a matéria sobre o rota vírus,nos ajuda a prevenir e tbnos ensina como proceder em caso da doença.Muito obrigada!!!!Deus abençoe vcs!!!!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo carinho Cida. Esperamos estar sempre com matérias novas e que de alguma forma possa ajudar a levar informação até nossos visitantes.
Excluir